O Ensino Fundamental II compreende crianças e adolescentes da faixa etária entre 9 e 13 anos. Essa fase de transição para a adolescência precisa de muito cuidado e atenção.  A proposta pedagógica do CENTEC para esse período foi desenvolvida cheia de desafios para que, desde cedo, esses futuros adultos caminhem sozinhos.!

O Ensino Fundamental II compreende as séries do 6° ano  (antiga quinta série) até o 9° ano (antiga oitava série), sendo formado, em grande parte, por crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 14 anos. Porém, também é possível encontrar adolescentes nessa fase com 15 e 16 anos, por exemplo.

É uma das fases de transição para a vida adulta. Nela, começam a aparecer as primeiras modificações físicas no corpo, bem como o desenvolvimento de uma identidade e opinião própria. Aqui, eles já conseguem explicar, mesmo com algumas contradições e sem muita clareza, as razões para  cada “sim” e “não”.

Sabemos também que todo grupo social, ao qual pertence uma criança ou jovem, interfere diretamente nos seus comportamentos e atitudes. O CENTEC tem fundamental papel nessa fase e atua promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento  de comportamentos e habilidades, tão importantes para o crescimento pessoal dos alunos.

Aqui, o ensino ultrapassa a sala de aula.

Conheça agora como funciona nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II!

Como funciona o Ensino Fundamental II no CENTEC

O Ensino Fundamental II do CENTEC é formado por crianças e jovens, compreendidos na fase de transição para a vida adulta. Nessa fase, começam as primeiras transformações físicas, mentais e, até mesmo, sociais dos alunos.

O CENTEC busca, nesse momento, desenvolver outras habilidades, além do ensino em sala de aula. Aqui, os estudantes são desafiados a pensar diferente, a construir um senso crítico. Também é estimulado o desenvolvimento do espírito em equipe, com os princípios da empatia e resiliência.

Cheios de dúvidas, eles ainda não sabem se são crianças ou jovens. Uma mescla no comportamento das duas fases é bastante comum, onde encontramos questões e  contradições entre os pensamentos e vontades. Nessa hora, o CENTEC atua fornecendo apoio de profissionais especializados, ouvindo e ajudando os estudantes a conviverem com essas dúvidas de forma leve e natural.

O CENTEC acredita que a influência da comunidade escolar nesse período de desenvolvimento de jovens e crianças é fundamental. Para isso, desenvolve alternativas diferenciadas em sua proposta pedagógica, como a aproximação da família com a escola.

O que você pode esperar do Ensino Fundamental II no CENTEC

Nessa fase que compreende o Ensino Fundamental II, é comum as crianças e jovens começarem a “se distanciar” de suas famílias. O CENTEC, então, atua nesse processo, engajando famílias à vida escolar.

O CENTEC entende que, tão importante quanto os conteúdos e matérias de sala de aula, o papel da família também é fundamental no Ensino Fundamental II. Aqui, a família é convidada a partilhar desse momento com esses estudantes.

Então, a proposta pedagógica do CENTEC para esse período une a família à escola, através de um atendimento personalizado e acolhedor aos pais e familiares em geral, que dá-se por meio de plantões pedagógicos durante todo o ano.

Nessas reuniões, a família é apresentada ao plano de ação pedagógico do CENTEC, entende sobre a metodologia e como funciona todo o processo de trabalho na Escola. Trimestralmente, nesses encontros, os registros de cada aluno são entregues à família.

O CENTEC entende que, para que esse engajamento aconteça, é preciso que se ofereça um ambiente favorável, leve e que todas as transformações que ocorrem nessa época sejam tratadas como naturais.

Além da promoção desse engajamento, o CENTEC conta com uma estrutura diferenciada, com laboratórios de ciências e informática, salas específicas para as disciplinas de inglês e artes, além do espaço para roda de conversas, jogos, lanches e atividades coletivas.

assets-11

Qual é o objetivo do Ensino Fundamental II no CENTEC

O Ensino Fundamental II do CENTEC objetiva o desenvolvimento pessoal dos alunos, bem como o forte engajamento com a família.

Acreditamos que a família deve fazer parte da vida escolar dos estudantes, colaborando para o crescimento dos alunos, a qual ofereça, junto com o CENTEC, todo apoio necessário para a formação de agentes transformadores no mundo.

Dar o start na formação de uma sociedade diferente por meio do conhecimento é um dos principais objetivos do CENTEC.

Por que estudar no CENTEC

No CENTEC, mesmo que ainda cedo, os estudantes são desafiados.

Historicamente, o CENTEC é a primeira escola na classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio, em João Monlevade. Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido por uma escola que possui muito mais que qualidade de ensino.

O CENTEC hoje se configura como escola referência da Região do Médio Piracicaba, garantindo aos alunos o melhor desempenho da região em exames externos, como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

O CENTEC acredita que é na fase da educação básica, compreendendo o ensino médio, a hora mais adequada para transformar a maneira de pensar e agir das crianças e jovens.

Uma Educação de qualidade aliada ao desenvolvimento pessoal dos alunos é o que move o CENTEC.

O CENTEC oferece todo apoio necessário na fase do Ensino Fundamental II, criando as condições necessárias e um ambiente favorável para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Sim, venha estudar no Centro de Ensino Referência da Região do Médio Piracicaba!

O CENTEC faz parte da Rede de Ensino Doctum, sinônimo de tradição e qualidade.

O nosso foco está em formar uma sociedade diferente. 

 

Agende uma visita e venha conhecer nossa unidade e toda nossa estrutura. Será um prazer receber você! 

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!