O Ensino Médio compreende adolescentes da faixa etária entre 14 e 19 anos. Nessa fase, eles irão enfrentar o maior desafio de suas vidas: a escolha de uma carreira profissional! Para que tenham sucesso nessa escolha, precisam se sentir acolhidos e também, desafiados. Conheça agora a proposta pedagógica do CENTEC para o Ensino Médio!

Como é o Ensino Médio do CENTEC

A Organização Mundial da Saúde considera que a adolescência começa aos 10 anos de idade e se estende até os 20 anos. A fase escolar que corresponde a esse período é o Ensino Médio, com uma faixa etária geralmente formada por alunos entre 14 e 19 anos.

A adolescência é considerada uma fase delicada, pois os alunos já não são mais crianças, mas também ainda não são adultos. Essa situação favorece o surgimento de conflitos internos e externos que precisam ser acompanhados de perto, tanto pela família quanto pela comunidade escolar.

Os turbilhões de sentimentos e pensamentos, que surgem na cabeça desses adolescentes, nessa época, podem afetar diretamente o relacionamento com amigos e colegas de classe, bem como com a família.

E ainda junto com todas essas mudanças, é justamente nessa fase que os alunos do Ensino Médio, mesmo que não detenham uma certa maturidade, precisam tomar uma decisão muito importante: a escolha da profissão.

Então, como oferecer o suporte necessário para que esses jovens estudantes realizem essa escolha, nessa fase tão delicada?

Nesse momento, a comunidade escolar pode fazer toda diferença.

O CENTEC, como maior rede de ensino da Região do Médio Piracicaba, tem a missão de  acolher e apoiar os estudantes nesse período.

O Ensino Médio do CENTEC tem como foco principal a preparação para os exames de graduação em geral, com destaque para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e a orientação para a carreira profissional.

O que você pode esperar do Ensino Médio do CENTEC

Uma boa preparação para o ENEM é o que guia a proposta pedagógica do Ensino Médio do CENTEC.

Acreditamos que, mesmo com todas as características comuns à fase da adolescência, é possível sim que os estudantes obtenham bons resultados e se desenvolvam individualmente, de forma leve e prazerosa.

O CENTEC oferece muito mais que o ensino da sala de aula.

Aqui no CENTEC, os alunos do Ensino Médio recebem o suporte necessário para construírem o senso crítico, desenvolverem autonomia e autoconfiança, sentimentos que, se cultivados desde cedo, são a base para formação de adultos responsáveis e resilientes.

Aliado a um ensino de qualidade, está a aproximação da família na vida escolar dos estudantes. 

O CENTEC promove esse contato através de plantões pedagógicos ao longo de todo ano escolar. Nessa ação, os pais são informados sobre o desempenho do aluno  para que, junto com o CENTEC, desenvolvam os melhores planos de ação e as iniciativas mais assertivas para aprimorar o aprendizado e as relações grupais dos estudantes, tanto com familiares como com amigos e colegas.

Nessas reuniões, também é apresentado ao responsável pelo estudante toda a proposta pedagógica, metodologia e todo o processo de trabalho do CENTEC. Além disso, é dada a oportunidade aos pais de colaborarem com o desenvolvimento de todo o planejamento, tornando o processo de aprendizagem muito mais colaborativo.

E, para enriquecer ainda mais o processo de transmissão do saber, o CENTEC conta com a estrutura de laboratórios de informática, ciências, salas de leitura e multimídia e espaços para rodas de conversa, jogos, lanches e atividades coletivas.

Qual é o objetivo do Ensino Médio do CENTEC

O objetivo do nosso Ensino Médio é formar alunos que obtenham os melhores resultados no ENEM, além de os desenvolverem como agentes transformadores na sociedade.

O CENTEC acredita que é possível mudar o mundo através do conhecimento e da mudança de mindset dos alunos, por meio de um ensino diferenciado, com ações que incrementem o desenvolvimento de outras habilidades, como a empatia e a resiliência.

E é dessa forma que os egressos do CENTEC - futuros adultos e agentes transformadores de realidade, farão a diferença nessa nova geração.

assets-05

Por que estudar no CENTEC

O Ensino Médio do CENTEC prepara seus alunos para enfrentarem os desafios da vida profissional.

Historicamente, o CENTEC é a primeira escola na classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio em João Monlevade. Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido por uma escola que possui muito mais que qualidade de ensino.

O CENTEC, hoje, se configura como escola referência da Região do Médio em João Monlevade, garantindo aos alunos o melhor desempenho da região em exames externos, como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

O CENTEC acredita que é na fase da educação básica, compreendendo o ensino médio, a hora mais adequada para transformar a maneira de pensar e agir das crianças e jovens.

Uma Educação de qualidade aliada ao desenvolvimento pessoal dos alunos é o que nos move.

O CENTEC apoia os jovens e cria condições favoráveis para que os adolescentes cresçam de forma natural e que possam aproveitar esse momento de forma leve e tranquila.

Sim, venha estudar no Centro de Ensino Referência da Região do Médio em João Monlevade!

O CENTEC faz parte da Rede de Ensino Doctum, sinônimo de tradição e qualidade.

O nosso foco está em formar uma sociedade diferente. 

Agende uma visita e venha conhecer nossa unidade e toda nossa estrutura. Será um prazer receber você! 

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!